Desde que Valentina se entende por gente ela demonstrou uma disposição maravilhosa para os prazeres do bom garfo. Sempre olhou com muito apreço os pratos e panelas de quando a família se reunia para tomar café, almoçar e jantar. Para mim, que sempre adorei cozinhar, essa fase do baby era uma das mais esperadas.
A idéia de poder preparar com todo o carinho sua comidinha, fazer parte da descoberta dela pelo mundo dos sabores me encheu de entusiasmo. Começamos a maratona da apresentação dos alimentos com sucos de frutas como a mimo e logo após liberadas a goiaba, laranja normal, acerola, além de maça e banana amassadinhas.
Nessas primeiras tentativas a frustração foi inevitável. Achei que pela vontade que ela demonstrava ela ia devorar tudo de primeira. A pitchulinha cuspia tudo, dava show quando colocava suquinho na mamadeira, quase vomitava com as frutinhas amassadas, enfim, um verdadeiro caos implantado na hora da alimentação. Conversando com mães criadas disseram que era assim, que era necessário insistir.
Assim fiz. Insisti, insisti, insisti. E nada! Mais de um mês de tentativas e acabei me convencendo que tinha que tomar uma medida para que o baby comesse algo mais recheado de vitaminas, proteínas e todas aquelas coisas que fazem bem. Pesquisei como iniciar a introdução de alimentos e mãos a obra.
O conselho é começar com papinhas que usem um tipo de legumes ou tubérculo, um tipo de folha, sal, cebola, alho e óleo de girassol ou azeite de oliva, tudo isso cozido em panela de ágata e levemente passado no liquidificador (que fiquem pedaços) para que estimule a mastigação do baby. A primeira papinha que dei foi de cenoura e alface e ela simplesmente adorou! Um verdadeiro alívio para quem batalhava uma alimentação extra mamadeiras de leite.
Após duas semanas nesse esquema, já comecei a misturar mais de uma folha e legumes, incrementar os temperos, adicionando pimentão, cebolinha, coentro e tomate, além de macarrão e arroz. Introduzidas as papinhas, já que são salgadas, comecei a oferecer um suco para lavar a goela e não é que ela aceitou? Gosta muito dos sabores ácidos (limão e acerola) e dos bem doces que adoço com açúcar demerara (que não tem exofre).
A baby vem comendo também pão, biscoito maisena, frutas cortadinhas, feijão-verde e experimentou até inhoque. Agora aguardo mais duas semana e já começarei a introduzir carne vermelha, frango, fígado bovino, ovos, além de mingaus, papas de aveia. Vale também ressaltar que Valentina adora aqueles potinhos da Nestlê, mas só uso eles quando vamos sair, já que são bem práticos.
domingo, 25 de abril de 2010
Bebê boa de garfo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Adoooooro acompanhar a vida da Valentina, mas post sem foto fica faltando a carinha gulosa delaaaa! =P
Postar um comentário