Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Xurupitinha +2



Chegamos ao 2º mês de vida de Valentina e tudo vai muito bem. O baby está enorme com 57 cm e pesando 5,200 kg (louros para o leite materno), mais do que o dobro do peso em que nasceu, notados pelas dores em nossos braços. O desenvolvimento também continua a mil e a cada dia se apresentam coisas novas, portanto outras permanecem inalteradas como a personalidade forte da gatinha, a raiva em vestir ou tirar roupas, em ser deitada e de lavar os cabelos.  

Particularmente desse período talvez a conquista que mais me encanta é a sinceridade do seu sorriso. È toda a concretização de nossos laços, é o minuto em que tiro meus pés do chão, é a demonstração de sua felicidade e de minha total entrega. Ver aquela boca bangueluda se abrir é uma das melhores sensações que já vivi na vida! Nunca imaginei que tão pouco fosse me fazer tão feliz, tão plena.

Como está cada vez mais sabidinha, ela já reconhece definitivamente quem é pai, mãe e seus outros parentes e como cada um desempenha suas funções e vínculos, sabendo se relacionar com cada um e pedir o que ela sabe que cada pessoa sabe oferecer (por exemplo, não adianta eu fazer com ela as brincadeiras pesadas do pai. O mínimo que ela faz é chorar!).

É impressionante o up que se tem no relacionamento do primeiro mês para cá. Nos primeiros dias me desesperava com cada choro e achava que não ia ser capaz de distinguir jamais o que era fome, o que era dor. No entanto hoje comigo o baby é só encanto! E como isso é gostoso! Ser a pessoa mais querida. O olhar carinhoso que ela me lança a cada vez que me põe em foco desmancha todo o meu cansaço, derruba quarteirão. O choro cessado com um simples afago me deixa ser a mulher-maravilha da minha história, cada choro que desvendo me deixa tão radiante!.

Além dessas conquistas minha xurupitinha neste segundo mês já descobriu suas mãozinhas colocando elas na boca para saborear os seus cinco dedinhos, que vez ou outra entram todos de uma vez. Ela também vem arriscando abrir as mãos fazendo seus experimentos de tatear as coisas ao seu redor (com a ajuda da mamãe aqui), dando uma demonstração de que está abandonando cada vez mais o comportamento de recém-nascida.

As conversas com os bichinhos, bonecas (a que Narinha deu) e com as pessoas são outro capítulo a parte. A boneca gosta e se diverte em abrir o bocão e balbuciar vogais (aaaa, eeee, uuuu) demonstrando que vai ser uma boa conversadeira. Tudo isso é um treino para o desenvolvimento da fala e é encantador vê-la se comunicar além de seus olhos expressivos. Mas não se animem, as horas de conversas são as que ela esta bem humorada e disposta, fora isso o feedback que rola é mesmo o berrão do bom e velho choro!

Outros avanços também são na questão motora do bebesão. Valentina já firma seu pescoço muito bem, fica sentada encostada em travesseiros, em nossas pernas e na rede. Está cada vez mais durinha e já arrisca, quando de bruços, levantar a cabecinha para olhar o mundo e segura a posição por mais de 5 minutos. O baby também acompanha movimentos e sons com cada vez mais rapidez na resposta da reação, vem curtindo cada vez mais o banho e adorando passear e a luz do dia!

0 comentários:

Postar um comentário