Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Picadas...

Com 22 dias de nascida e meu bebê levou hoje a primeira da série infinita de vacinas. Na verdade foram duas, uma no bracinho e outra na coxa. A vacinação é feita na rede pública (pelo menos essas duas) e desde semana passada perambulávamos atrás de um local que desse as tais. Pois é, um baby tão novinho e já sujeito ao descaso da saúde pública do nosso glorioso Brasil.

Em um dos postos, o Lactário da Torre, simplesmente a técnica de enfermagem não tinha ido trabalhar (vale ressaltar que era uma sexta a tarde) e no PSF do Bessa por conta de uma falta de energia todas as vacinas tinham sido estragadas e não foram repostas nos bancos. Resultado, uma vacina que era para ser dada nos primeiros dias de vida do neném foi dada depois de três semanas de nascida.

Conseguimos atendimento na Unidade das Praias, em Manaíra, e, apesar da demora no atendimento, fomos bem recebidos pela técnica e por todos os funcionários do local. Ela explicou tudo direitinho, como deveríamos segurar a baby, deu um livrinho que agora é a nova carteirinha de vacinação e aplicou a injeção (que no braço é subcutânea e na coxa vai quase até o osso da perninha) de forma segura e tranqüila ao modo que Valentina nem chorou muito.

Quanto ao ato em si reagi de forma racional (mais uma vez!). Sei que o procedimento é inevitável e que é para o bem da minha filha, por isso não titubeei e fui com garra com Valentina nos meus braços para a picada. Achei engraçado que muitas mães não entram se quer na sala e outras nem vão, mandam a mãe ou a sogra com o pai. Podem dizer que fui fria, mas ser fria pra mim é não está ali com o seu filho em seus braços para acalentá-lo em uma horinha tão difícil para ele.

Geralmente as vacinas dão algum tipo de reação, mas ela não teve nada aparentemente, só ficou um pouco molinha, dormiu bastante, reclamou da dor chata das picadas, mas nada que um bom dia de peito não cure não! A próxima vacina é para o dia 19 de novembro... Tadinha!

0 comentários:

Postar um comentário